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Autoridade Portuária de Santos cria comitê para monitorar impactos das obras do túnel imerso Santos-Guarujá

APS cria comitê para monitorar impactos ambientais do túnel Santos-Guarujá. Divulgação/APS A Autoridade Portuária de Santos (APS) criou um Comitê Regiona...

Autoridade Portuária de Santos cria comitê para monitorar impactos das obras do túnel imerso Santos-Guarujá
Autoridade Portuária de Santos cria comitê para monitorar impactos das obras do túnel imerso Santos-Guarujá (Foto: Reprodução)

APS cria comitê para monitorar impactos ambientais do túnel Santos-Guarujá. Divulgação/APS A Autoridade Portuária de Santos (APS) criou um Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais para acompanhar os reflexos da construção do túnel Santos-Guarujá. A portaria foi publicada na terça-feira (17) e vai reunir 20 entidades da região para avaliar os efeitos sociais e ambientais durante todo o período da obra. O grupo terá regimento próprio e fará reuniões bimestrais para propor medidas de redução dos impactos causados pelas obras. Segundo a APS, o comitê também servirá de apoio às comunidades do entorno. "Até que o túnel esteja entregue e funcionando, a APS irá acompanhar, com os outros órgãos, todo o reflexo da obra na vida dos moradores e das demais pessoas que passam pelo Porto de Santos", afirmou Anderson Pomini, presidente da APS, em nota. Para a construção do túnel, algumas famílias serão desapropriadas, mas o número total ainda não foi divulgado. Por isso, o governo estadual lançou o edital do empreendimento Santos AE, que prevê a construção de 1.769 unidades habitacionais para os afetados. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Composição do comitê O comitê reúne representantes de órgãos públicos, sociedade civil, universidades e da empresa responsável pela obra. Veja os demais participantes: Autoridade Portuária de Santos (APS); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Associação Comercial de Santos (ACS); Associação Comercial do Guarujá (ACG); Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Empreiteira responsável pelo empreendimento; Governo do Estado de São Paulo; Ministério de Portos e Aeroportos (MPor); Ministério Público Federal (MPF); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Prefeitura Municipal de Santos; Prefeitura Municipal do Guarujá; Representantes da Sociedade Civil de Santos; Representantes da Sociedade Civil do Guarujá; Representantes da classe dos Pescadores; Superintendência de Patrimônio da União (SPU); Universidades da região; Unidades de Conservação. Licença Prévia: Primeira etapa da Licença Ambiental para as obras do Túnel Santos-Guarujá foi obtida pela Cetesb Arquivo AT e Arte g1 Obra aguardada há quase um século As obras do Túnel Santos-Guarujá estão previstas para começar em dezembro deste ano e devem ser concluídas em até cinco anos. O investimento total é de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 1,78 bilhão da empresa portuguesa. O contrato tem duração de 30 anos. O restante do projeto é custeado pelos governos estadual e federal, com investimento de R$ 5,14 bilhões na estrutura, que terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos. Mota-Engil vence leilão do primeiro projeto submerso do Brasil; veja detalhes Leilão do túnel tem empresa definida. E agora? Veja as próximas fases até entrega em 2031 O túnel contará com três faixas por sentido e espaços para passagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de áreas para pedestres e ciclistas. Com isso, a ligação seca deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Veja como funcionará o túnel: Túnel Santos-Guarujá terá 6 anos de projeto e obras, e cobrará pedágio nos dois sentidos VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos